Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!
A Hyundai prepara para Setembro, em Frankfurt, a apresentação pública do i30 N, o primeiro modelo da sua nova "etiqueta" de altas "performances" e que deverá chegar ao mercado ainda antes do final do ano. É a entrada da marca coreana numa batalha em que a imagem conta mais que o volume de vendas, pois é a competência técnica e dinâmica que estará em jogo, quando enfrentar rivais como o VW Golf GTI, Peugeot 308 GTI, Seat Leon Cupra ou o Renault Mégane RS, entre outros.
Mas a grande novidade é a revelação, por parte de Albert Biermann – o ex-director da divisão M da BMW que a Hyundai foi buscar para cuidar da sua… divisão N – de que este i30 N será apenas o primeiro de diversos modelos com a chancela N (letra escolhida por representar… uma chicane!), todos eles com elevados níveis de potência e com o prazer de condução como objectivo principal.
Por fim, também o pequeno i20 deverá conhecer, dentro de dois anos, uma versão N para poder competir com os Renault Clio RS, Ford Fiesta ST ou Peugeot 208 GTI. Faz, aliás, todo o sentido que o i20 conheça uma variante desportiva, depois dos sucessos que a sua versão WRC tem alcançado no Mundial de Ralis, em que ainda este fim-de-semana conseguiu uma dupla no Rali da Polónia.
E recebeu ainda um "lábio" de maiores dimensões no "spoiler" dianteiro e uma pequena asa atrás para melhorar a aerodinâmica e a aderência, em condições tão severas. No total, os dois carros ultrapassaram os 6000 km naquela que será a corrida de resistência mais dura do Mundo, sendo aprovados para seguirem para produção, preparando o lançamento comercial no último trimestre deste ano.